HISTÓRIA

HISTÓRIA

A Associação Beneficente Pella Bethânia originou-se na atuação do P. Michael Haetinger. Como pastor itinerante do Sínodo Rio Grandense, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Haetinger viu e conheceu as necessidades pelas quais muitas crianças e idosos estavam passando ao viajar pelo interior do Rio Grande do Sul, nos anos de 1890. Percebeu um elevado número de órfãos entre os alemães recém imigrados, cujos pais sucumbiam na busca pela sobrevivência, muitas vezes por acidente devido à derrubada de mato ou por falta de assistência médica. Na época, Michael constatou que havia mais de 60 órfãos entre os imigrantes e muitas viúvas e idosos desamparados.

Dessa forma, Haetinger, apoiado pelos pastores Heinrich, Hunsche e Wegel, adquiriu parte da antiga Fazenda Barros, ao lado da escola brasileira de agricultores, às margens do Rio Taquari, dando início às atividades da entidade. Neste terreno, o P. Haetinger fundou uma casa para abrigar crianças órfãs. Até 31 de dezembro de 1893, foram levantados Oito Mil Réis em doações para a associação.

No Concílio Sinodal da IECLB, em Hamburgo Velho, em 1894, se constituiu o “Evangelische Asylverein” (Associação Evangélica para Órfãos), integrada especialmente por famílias comerciais de Porto Alegre, a saber, A. H. Gundlach, Fritz Pohlmann, Bromberg, além de outros pastores. Em 29 de dezembro de 1895 foi colocada a pedra fundamental para a construção da nova casa da Associação. A Associação Evangélica enviou, para tanto, Um Mil Réis e continuou financiando o Lar. A nova construção foi inaugurada em 19 de maio de 1893.

Quando a escola de agricultores brasileiros fechou, em 1900, o terreno e o prédio foram comprados pela Associação, sendo a mesma transformada em um lar para idosos, chamado “Lar Bethanien”. No dia 6 de maio, o lar foi inaugurado, com a mensagem proferida pelo P. Dedekind. O P. Gottfried Thieme foi diretor do Lar Bethania e segundo diretor administrativo. Após nove anos, em 1909, foi construído o “Lar Bethesda”, destinado a pessoas portadoras de deficiência mental e epilepsia. Após a morte do fundador, P. Michael Haetinger, o seu filho, P. Immanuel Haetinger, assumiu a direção da casa. Os pastores Haetinger, tanto o pai quanto o filho, se filiaram pessoalmente à Igreja da Prússia.

Desde então, fundamentada no amor de Deus, a instituição vem ampliando suas estruturas, para conseguir atender a crescente demanda.

Instituição fotografada por Sérgio Ferraz

120 Anos







Contato

Associação Beneficente Pella Bethânia

  • Fone: (51) 3653.1556 - (51) 3653-3596 - (51) 8594.8941
  • Emails:
    Direção: direcao@pellabethania.org.br
    Comunicação: relacionamentosocial@pellabethania.org.br
    Administrativo: adm@pellabethania.org.br
    Financeiro: financeiro@pellabethania.org.br
    Recursos Humanos: rh@pellabethania.org.br
    Captação: captacao@pellabethania.com.br
  •  

Entre em contato